Carros, Marcas, Modelos novos, Dicas, Preços, Acessórios, Compra e Venda de carro usado

Pesquisa personalizada

Dicas

Acelerador a fundo em baixa rotação traz, sim, menor consumo


Carros » Dicas » Acelerador a fundo em baixa rotação traz, sim, menor consumo

Acelerador a fundo em baixa rotação traz, sim, menor consumo


Para se dirigir da forma mais econômica possível, é interessante manter o carro sempre na rotação mais baixa possível? Ou seja, compensa por exemplo trocar a marcha para a seguinte e manter a velocidade, porém em rotação mais lenta? No manual do meu carro (Kadett 98) diz-se que a relação rendimento/consumo é aos 3.000 giros em qualquer marcha. Então é melhor eu manter, por exemplo, uma velocidade de 80 km/h a 3.000 giros, ou compensa passar para a quarta marcha, mantendo a mesma velocidade porém a 2.700-2.800?







A dúvida dos leitores procede: sempre ouvimos e lemos, inclusive em publicações que se dizem especializadas, que acelerar mais a fundo -- mesmo que em rotação mais baixa -- provoca aumento do consumo. Mas é preciso deixar claros alguns conceitos.

A borboleta de aceleração controla a admissão de ar pelo motor: quanto mais aberta, maior o fluxo; mais fechada, cria-se uma resistência e a admissão diminui. Esta resistência, que gera o efeito de freio-motor quando se corta a aceleração, provoca as chamadas perdas por bombeamento. Portanto, quanto mais aberta a borboleta (mais pressionado o acelerador), menores as perdas por bombeamento e melhor o rendimento.

Ocorre que há dois modos de extrair a mesma potência de um motor: com maior rotação e borboleta menos aberta, ou com menor rotação e borboleta mais aberta. Se determinado carro precisa, digamos, de 30 cv para se manter a 120 km/h, esta potência pode ser obtida -- hipoteticamente -- a 3.500 rpm em quinta marcha, com maior abertura de borboleta, ou a 4.300 rpm em quarta, com menor abertura. Como no primeiro caso as perdas por bombeamento são menores, o consumo será também menor.

Isso se aplica a qualquer rotação e velocidade. No uso urbano, utilizar marchas o mais altas possível traz menor consumo, mesmo que implique maior abertura de acelerador para se andar ao mesmo ritmo. Na estrada, a quinta pode ser mantida mesmo em aclives e nas retomadas em que não há necessidade de resposta rápida -- mais uma vez, não importa que o acelerador tenha de ser premido a fundo.

Por isso, o leitor Pércio deve certamente utilizar a última marcha do Kadett na velocidade citada. As 3.000 rpm em que fala o manual são um regime de bom compromisso entre desempenho e economia, não o regime de menor consumo.

Esse conceito explica por que adotar relações de transmissão mais longas traz redução no consumo (saiba mais). Infelizmente, muitos motoristas no Brasil parecem se incomodar em reduzir marchas para ultrapassar ou ao cruzar uma lombada, levando os fabricantes a utilizar marchas excessivamente curtas em vários casos -- o novo Polo é um exemplo típico.

Vale observar que o conceito aplica-se apenas a motores do ciclo Otto (a gasolina, álcool, gás natural) e a quatro tempos. Nos dois-tempos e nos de ciclo Diesel, maior abertura de acelerador provoca diretamente aumento de consumo.





Fonte: Best Cars
Data: 06/12/2007


Notícias sobre o mundo dos Automóveis

Artigos mais recentes e novos

Silêncio e autonomia são fortes do ML 350 diesel
Entre utilitários esportivos de marcas premium, já virou lugar-comum afirmar que determinado modelo une a valentia de um SUV ao conforto de um sedã de luxo. O jipão ML 350 CDI que acabamos de avaliar leva às últimas consequências essa máxima e vai além, pois é movido a diesel, para a...
http://carros.hlera.com.br/mercedes-benz/ml-350/silencio-e-autonomia-sao-fortes-do-ml-350-diesel/

Ford Focus 2009 é o carro que emite menos poluentes no Brasil
O Ford Focus foi considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o automóvel com menor índice de emissão de poluentes com a nota 9,4. Importante salientar que entre os 250 automóveis analisados, apenas seis tiveram nota superior a 9, aí se incluindo, também, o Ford Edge 3.5 cc, a gasolina com a...
http://carros.hlera.com.br/ford/focus/ford-focus-2009-e-o-carro-que-emite-menos-poluentes-no-brasil/

Especificações do Vera Cruz 2009
MOTOR 3,8 litros; 6 cilindros em V; DOCH; 24 válvulas; 270 CV @6.000 rpm; torque 355 Nm @ 4.500 rpm; bloco e cabeçotes em Alumínio; injeção MPFI; a gasolina; VIS (coletor de admissão variável) e CVVT NÚMERO DE OCUPANTES 5 ou 7 pessoas. TRANSMISSÃO Automática de 6 velocidades (com lock up); H-matic (opção de acionamento manual...
http://carros.hlera.com.br/hyundai/veracruz/especificacoes-do-vera-cruz-2009/

Vera Cruz
Envolva-se em perfeição. Ornamentos de dois tons de alta qualidade, detalhes em aço escovado, tecidos finos e couro fazem com que o Veracruz cumpra suas expectativas. O visual do Vercruz impressiona, mas, ao entrar nele você descobrirá que ainda há muito além daaparência.nO Veracruz foi desenhado desde o início com performace...
http://carros.hlera.com.br/hyundai/veracruz/vera-cruz/

Tucson GL 2WD Aut. 2009
MOTOR 2,0 litros, 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, 142CV @ 6.000 rpm, torque 184.2 Nm @ 4.500 rpm, cabeçote de aluminio,injeção MPFi, gasolina, comando de valvulas variável. NÚMERO DE OCUPANTES 5 pessoas. TRANSMISSÃO Automática de 4 velocidades (com lock up), H-Matic (opção de acionamento manual). TRAÇÃO Dianteira - 4x2 SUSPENSÃO Dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link com molas...
http://carros.hlera.com.br/hyundai/tucson/tucson-gl-2wd-aut-2009/

Especificações do Tucson GLS 4WD 2.7 Aut. 2009 (Completo)
MOTOR 2,7 litros, 6 cilindros em V, DOHC, 24 válvulas, 180 CV ( LINHA 2006 ) @ 6.000 rpm, torque 241 Nm @ 4.000 rpm, em Aluminio, injeção MPFI, a gasolina, coletor de admissão variável, escapamento com dupla NÚMERO DE OCUPANTES 5 pessoas. TRANSMISSÃO Automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencial) TRAÇÃO Sistema 4WD...
http://carros.hlera.com.br/hyundai/tucson/especificacoes-do-tucson-gls-4wd-27-aut-2009-completo/






Carros - Não somos afiliados ao Google, ou qualquer outra instituição citada. As marcas e nomes apresentados no site pertecem a seus respectivos autores. Saiba mais sobre o carro que você pretende comprar. Informações sobre diversas marcas e modelos. Fique ligado nas últimas notícias sobre o mundo dos Carros. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Cursos Grátis, Viagens e Países
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer