O carro
O Fox é um veículo de dimensões compactas, carroceria hatchback (traseira cortada), fabricado e inteiramente projetado no Brasil (sob a plataforma do VW Polo), desde 2004. Originalmente denominado projeto "P24Q", antes de sua fabricação cogitava-se que seria o sucessor do Gol, ou então que seria o próximo "carro mundial" da Volks. Até sua apresentação oficial à imprensa especializada o projeto foi chamado por vários possíveis nomes (como VW Tupi, por exemplo)
No início, o Fox realmente destinava-se a substituir o Gol - este que, por sua vez substituiu o Fusca no Brasil - no entanto, a Volkswagen não conseguiu fazer com que o Fox tivesse um custo baixo o suficiente para compensar inseri-lo na fatia de mercado popular. Assim, este seguiu para uma fatia de mercado superior à do do Gol e inferior à do VW Polo (que lhe cedeu a plataforma).
Atualmente, o Fox é o 2º Volkswagen mais vendido no Brasil, perdendo apenas para as vendas do veterano VW Gol.
O carro deu origem a uma pequena "família", que no Brasil já conta com a versão off road (denominada CrossFox), e a versão station wagon, chamada no Brasil de SpaceFox.
Apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2006, a SpaceFox Crossover terá a sua versão definitiva em 2007. O modelo, com apelo fora-de-estrada, tem a mesma frente do CrossFox, estepe na traseira, bússola, clinômetro, acabamento interno em duas cores e rodas de liga de 16 polegadas. De acordo com a Volkswagen, todos os acabamentos e acessórios da nova perua aventureira foram definidos durante uma clínica, feita com aproximadamente 2 mil clientes. Embora ainda não se tenha definida a data de lançamento, acredita-se que a SpaceFox Crossover chegue ao mercado ainda no primeiro trimestre.
E por fim, em 2007, seu painel de instrumentos (sempre muito criticado) ganhará um novo lay-out, sendo igual ao do seu irmão Polo, com termômetro de água, contagiros, e iluminação azulada desde a versão de entrada City.
Na linha 2008, a versão Sportline é descontinuada, substituída pela série especial Route, que passa a ser disponibilizada na cor amarela, antes restrita somente ao Crossfox. E a versão hatch sofre sua primeira reforma visual, ganhando parachoques idênticos à da Spacefox, com parte do parachoque preto. E o Crossfox perde a barra de proteção frontal.
Fonte: Wikipedia
Data: 16/10/2007
ID: 31
Notícias sobre o mundo dos Automóveis
Artigos mais recentes e novos
Silêncio e autonomia são fortes do ML 350 diesel
Entre utilitários esportivos de marcas premium, já virou lugar-comum afirmar que determinado modelo une a valentia de um SUV ao conforto de um sedã de luxo. O jipão ML 350 CDI que acabamos de avaliar leva às últimas consequências essa máxima e vai além, pois é movido a diesel, para a...
Ford Focus 2009 é o carro que emite menos poluentes no Brasil
O Ford Focus foi considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o automóvel com menor índice de emissão de poluentes com a nota 9,4. Importante salientar que entre os 250 automóveis analisados, apenas seis tiveram nota superior a 9, aí se incluindo, também, o Ford Edge 3.5 cc, a gasolina com a...
Especificações do Vera Cruz 2009
MOTOR
3,8 litros; 6 cilindros em V; DOCH; 24 válvulas; 270 CV @6.000 rpm; torque 355 Nm @ 4.500 rpm; bloco e cabeçotes em Alumínio; injeção MPFI; a gasolina; VIS (coletor de admissão variável) e CVVT
NÚMERO DE OCUPANTES
5 ou 7 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 6 velocidades (com lock up); H-matic (opção de acionamento manual...
Vera Cruz
Envolva-se em perfeição. Ornamentos de dois tons de alta qualidade, detalhes em aço escovado, tecidos finos e couro fazem com que o Veracruz cumpra suas expectativas. O visual do Vercruz impressiona, mas, ao entrar nele você descobrirá que ainda há muito além daaparência.nO Veracruz foi desenhado desde o início com performace...
Tucson GL 2WD Aut. 2009
MOTOR
2,0 litros, 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, 142CV @ 6.000 rpm, torque 184.2 Nm @ 4.500 rpm, cabeçote de aluminio,injeção MPFi, gasolina, comando de valvulas variável.
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades (com lock up), H-Matic (opção de acionamento manual).
TRAÇÃO
Dianteira - 4x2
SUSPENSÃO
Dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link com molas...
Especificações do Tucson GLS 4WD 2.7 Aut. 2009 (Completo)
MOTOR
2,7 litros, 6 cilindros em V, DOHC, 24 válvulas, 180 CV ( LINHA 2006 ) @ 6.000 rpm, torque 241 Nm @ 4.000 rpm, em Aluminio, injeção MPFI, a gasolina, coletor de admissão variável, escapamento com dupla
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencial)
TRAÇÃO
Sistema 4WD...