Novo Kangoo só não vem se Renault não quiser
A Renault aproveitou o Salão de Frankfurt para exibir a segunda geração do Kangoo, que antecipamos com fotos de segredo em 28 de fevereiro deste ano. Lançada em 1997, a multivan havia sofrido alterações em 2003 na Europa que não chegaram ao modelo produzido na Argentina e vendido no Brasil. Entretanto, segundo o colunista Fernando Calmon, fontes naquele país garantem que a “segunda geração” do modelo será fabricada no Mercosul. Bem que poderia ser um equívoco de interpretações, mas não é. O que deve chegar ao Brasil é mesmo o modelo de 2003, o que, diante de uma série de circunstâncias, será até desrespeitoso com o consumidor sul-americano se se confirmar.
O novo Kangoo poderia ser facilmente produzido na Argentina pelo fato de utilizar a plataforma do Renault Mégane, chamada internamente de plataforma C ou P-3. Como o Mégane já é fabricado no Brasil, isso facilitaria bastante as coisas.
Os motores do novo Kangoo também são muito semelhantes aos usados no Brasil. Ele terá um 1,6-litro 16V de 105 cv, equivalente ao Hi-Flex que ele emprega por aqui, capaz de gerar 98,3 cv com álcool e 95 cv (com gasolina) a 5.000 rpm. Também terá um propulsor 1,6-litro 8V de 90 cv. Coincidência ou não, a Renault já anunciou para dezembro deste ano o Sandero, hatch feito sobre a plataforma do Logan que terá o inédito motor 1.6 8V Hi-Torque, que rende 92 cv com gasolina e 95 cv com álcool a 5.250 rpm.
Ao consumidor cabe pressionar para ter um modelo atualizado com o que é feito nos melhores mercados do mundo. Já está mais do que provado, no Brasil, que segmento de pouco volume é segmento que apresenta poucas novidades. Na Europa, o objetivo do novo Kangoo é a liderança no segmento das multivans, posição que, no Brasil, é ocupada pelo Fiat Doblò e que poderia ser facilmente ameaçada pela nova geração do modelo francês.
O Kangoo de segunda geração tem 4,21 m de comprimento, contra 4 m do modelo anterior. Também ganhou 60 l de porta-malas, passando de 600 l para 660 l, capacidade que pode ser ampliada para 2.866 l com o rebatimento dos bancos. Continua, portanto, uma multivan extremamente versátil, como já pudemos comprovar em avaliação feita em 13 de maio. Mas a melhor novidade foi o crescimento no entreeixos para 2,70 m, um salto de 10 cm em relação à medida anterior, que já deixava passageiros e motorista satisfeitíssimos com o espaço interno do veículo.
A aparência da nova multivan da Renault, um dos pontos fracos principais do modelo atualmente à venda no Brasil, foi plenamente resolvido. A nova geração do Kangoo está mais harmoniosa. Apesar de a reestilização de 2003 também ter deixado a multivan com melhor aparência, ela não se iguala à do modelo novo.
Kangoo Compact Concept
Outra coisa que chama a atenção na apresentação do Kangoo é que ele apareceu ao lado de um carro-conceito dele mesmo. O costumeiro, nestes casos, é que o conceito antecipe as linhas do modelo de produção em série, mas não foi o caso. Até porque, pelo visto, o Kangoo Compact Concept está, sim, antecipando um outro modelo.
Com tração nas quatro rodas e parrudas rodas de aro 19”, o modelo é mais curto que o novo Kangoo e, se chegar à produção em série, evidentemente com um estilo mais tradicional, atenderá a uma clientela interessada em modelos crossover, que mesclam, neste caso, o espaço de uma multivan com a bravura de modelos com tração integral. De qualquer forma, pode ser mais um modelo fora do alcance dos consumidores brasileiros. Esperemos que, com o mercado nacional em crescimento, os produtos mais atuais voltem a encontrar o caminho para cá.
Fonte: Gustavo Henrique Ruffo - Web Motors
Data: 16/10/2007
ID: 23
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