Como tirar e eliminar os barulhos no Peugeot 206
Esse tutorial tem o objetivo de auxiliar o usuário a eliminar os ruídos inconvenientes ("grilos") de seu Peugeot 206. Ele foi escrito tendo como base um Peugeot 206 Soleil 4 portas ano/modelo 2003, mas os passos aqui descritos provavelmente sejam aplicáveis a toda a gama 206, inclusive os modelos mais recentes. Uma das vantagens do 206 é que seus acabamentos são facilmente removíveis. Se não houver parafuso, basta puxar a peça que ela se desprenderá. Lembre-se de cuidar do acabamento final das alterações, procurando esconder as fitas e espumas que você irá colocar.
1) O ruído na traseira
a) Coloque um pedaço de fita isolante preta no pino onde a tampa traseira encaixa. A largura da fita é a mesma do pino. Utilize um pedaço de tamanho suficiente para dar umas 3 voltas ao redor deste (pode ser que seja necessário mais voltas, dependendo do caso), com o cuidado de deixar bem esticado.
b) No lado de dentro da tampa, próximo as laterais inferiores, onde ficam localizados os apoios de borracha, existe uma espécie de ranhura. Dê uma verificada nela. Se ela estiver com marcas é indicativo de que ela está encostando na lata quando a tampa está fechada. Coloque espuma e fita em cima de cada ranhura.
c) Retire o acabamento de plástico da tampa, onde fica o motor do limpador traseiro. Basta puxar para removê-lo, mas tenha cuidado pra não quebrar os pinos internos de encaixe. Cole espuma em toda sua borda. Nos orifícios onde os pinos encaixam, coloque um pedaço de fita isolante. Pressione a fita o suficiente para ela não se desprender, pois quando você encaixar o acabamento, o pino empurrará fita pra dentro do seu respectivo furo. Aproveite a oportunidade e prenda os fios também.
d) Retire o estepe e puxe o parafuso interno que fica dentro do porta-malas. Existe uma peça que é uma espécie de uma arruela de plástico. Envolva a borda do buraco do parafuso com espuma e fita isolante e coloque o estepe novamente, tomando cuidado pra não deixar a arruela encostar no metal. Ela deve encostar na espuma/fita. Astalavista barulho na traseira...
2) Parece na traseira, mas é na coluna lateral
a) Coloque fita isolante nos pinos das portas dianteiras e traseiras. Evita o ruído e melhora o som do fechar as portas.
b) Se você puder trocar aquela forração de courvin que tem atrás e nas laterais dos bancos por tecido, estará removendo uma espécie de rangido plástico quando alguém senta no banco e proporciona melhor aparência. Valor estimado: R$ 50,00.
c) Rebata o banco traseiro. Nas laterais existe a coluna, que é composta por 2 partes de plástico, uma clara e outra escura. Retire os dois parafusos que prendem a parte branca Os parafusos estão localizados próximo ao encaixe do banco traseiro e no início do porta-malas. Retire também os dois pinos pretos que prendem o acabamento lateral do porta mala.
d) Remova a parte onde as duas partes da coluna se encontram pra desencaixar. Repita o procedimento anterior: coloque espuma nas bordas, fita nos furos dos pinos de encaixe, tendo o cuidado de não pressionar muito a fita para que ela volte ao encaixar novamente as peças.
e) Na parte branca, existem duas pontas em formato de U, onde a parte escura encaixa. Coloque fita isolante nelas. Opcionalmente, pode-se passar óleo na borda da parte escura. Ao remontar, tenha cuidado com a borracha da porta traseira. Ela deve ficar por cima das peças plásticas.
f) Se o banco for bipartido, aproveite a oportunidade pra colocar fita isolante nas pontas onde a armação do banco se encaixa no chão. Verifique se não existem marcas na lataria que fica embaixo dos bancos. Caso haja, é um indicativo de que algo está encostanto ali, portanto coloque fita.
g) Quando as portas dianteiras estão abertas, nas laterais do painel do 206, existe uma pequena capa de cada lado. Essas capas com o passar do tempo começam a vibrar, gerando ruído. Portanto coloque espuma nelas.
h) Os encaixes dos cintos dianteiros ficam muito próximos ao console central, gerando ruído mesmo com o feltro que o envolve. Resolva esse problema removendo o parafuso que dá sustentação a ele e o entorte um pouco em direção ao banco, de forma que ele não fique tão próximo ao console. Aperte bem o parafuso. Adios lateral...
3) Acabamento das portas
Apenas um parafuso nas portas traseiras e três nas dianteiras e uma seqüência de pinos de encaixe dá sustentação ao acabamento das portas, gerando uma série de ruídos indesejáveis.
a) Retire os acabamentos, tendo cuidado pra não danificar a moldura das maçanetas. Coloque espuma em todo o contorno das portas. Coloque fita isolante nos orifícios dos pinos e envolva com espuma os locais onde os pinos ficam encaixados no lado de dentro do acabamento. Aproveite e prenda os fios que estiverem soltos e verifique se a espuma que tem nos pinos-trava não caiu.
b) Tire todos os acabamentos das portas, tendo cuidado para não quebrar os pinos de encaixe. Tire todos os pinos e vá encaixando novamente com um pedaço de espuma, de forma que fiquem firmes, mas não muito apertado. Aproveite a oportunidade para forrar a porta com espuma, se não tiver feito ainda. That´s all folks!
4) Painel
4.1 Tampa da central de fusíveis
a) Retire a tampa da central de fúsiveis e cole espuma nela. Envolva os encaixes com fita e espuma, para que o encaixe da tampa fique firme.
b) Coloque fita adesiva na pinça vermelha utilizada para a troca dos fusíveis.
c) Os fios que passam pelo local onde ficam os fusiveis geram ruídos ao se chcarem com a tampa do porta fusíveis. Para solucionar o problema enrole espuma nos fios.
4.2 Regulagem altura faróis e chave do airbag
a) É apenas encaixado. Utilize fita isolnte e espuma até ficar bem firme.
4.3 Painel de instrumentos
a) Desencaixe a cobertura do painel, puxando-a para afrente. Envolva a borda da capa plastica com espuma. No lado interno existem encaixes que ficam nas presilhas do painel. Coloque fita nos encaixes, em quantidade suficiente para permitir o encaixe novamente.
b) Retire o parafuso que prende o painel. Coloque um pedaço de espuma entre as peças e re-coloque o parafuso de novo. Pronto, agora é só encaixar a cobertura do painel novamente.
4.4 Computador de bordo e moldura central
a) Retire a capa onde fica o computador de bordo, tendo o cuidado de não deixar as duas presilhas que fixam essa peça caírem pra dentro do painel. Coloque espuma em toda a borda da capa e nas presilhas.
b) Retire os dois parafusos que prendem a moldura central. Coloque espuma na moldura e em suas presilhas.
c) Opcionalmente, remova as 2 saídas de ar centrais e coloque espuma também. A recolocação dessa peça é bastante complicada e a sua remoção é recomendada para aqueles que gostam de desafios. Ao encaixar a moldura novamente, esteja certo d que a espuma colocada não está aparente. Coloque espuma onde estão situados os dois parafusos superiores.
c) Antes de recolocar a capa, verifique onde ela se encaixa na moldura e coloque fita isolante nesse local.
5.) Escapamento
a) Para aqueles que ainda enfrentam o ruído na junta dos escapamento nas versões equipadas com motor 1.6 16v, é recomendável a troca do anel da junta do escape pelo anel do Chevrolet Vectra 2.0. O custo é de aproximadamente R$ 2,00.
Fonte: orkut.com.br
Data: 18/10/2007
ID: 276
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5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencial)
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