O Ford Escort
O Ford Escort foi um automóvel criado pela secção da Ford Motor Company Anglo-Germânica.
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1984.
A geração MARK I (MKI) foi produzida de 1968 a 1974, na Europa, com carroceria arredondada remetendo ao estilo da época. Tinha tração traseira e estava equipado com motores 1.1 e 1.3. Em 1969 surgiu a versão RS 1600, que produzia 120 cv. Em 1973 surgiu a versão RS 2000 com 100 cv, motor pinto 2L.
A geração MARK II (MKII) foi produzida de 1975 a 1979, na versão Ghia e Mexico, ambas de motores 1.6 e também com as versões esportivas RS 1600, RS 1800, RS 2000.
No Brasil foram produzidas apenas as gerações MARK III e IV. A versão MARK IV facelift (reestilizada) era oriunda da Argentina, sendo importada desde então. Essas versões contaram com os modelos L, GL, LX, GLX, Ghia, XR3 e algumas séries especiais deste último.
Pioneiro em várias tecnologias, como os amortecedores pressurizados, os de controle eletrônico (série Formula, 1991), e o "check-control", o Escort introduziu no Brasil com seu modelo XR3 a onda dos "pocket-rockets", ou pequenos carros com visual esportivo e melhor desempenho. Em resposta, outras fábricas lançaram o Volkswagen Gol GT (segue GTS, GTI, e GTI 16v), Fiat Uno 1.5R (segue 1.6R e 1.4 turbo) e Chevrolet Monza S/R (segue Chevrolet Kadett GS, GSI e Sport.
O Escort XR3 também foi o pioneiro na reintrodução (em 1985) de um automóvel conversível "de fábrica", coisa que o Brasil não tinha desde o fim da produção do Volkswagen Karmann Ghia conversível em 1970. Mas o preço do XR3 era proibitivo devido ao processo quase artesanal de fabricação, constituído por várias idas e vindas entre as fábricas da Ford, em São Bernardo do Campo, e da Karmann-Ghia no mesmo município. A produção também era baixa. O encerramento da produção desta versão deu-se em 1995 com alguns carros movidos a alcool. No final de 1993, início de 1994 foi produzida uma série especial chamada "75 Special Edition ou 75SE" (Edição comemorativa de 75 anos da Ford), de cor preta e champagne caracterizando coloração degradê, equipada com bancos Recaro, retrovisores elétricos, capota elétrica, regulagem de altura do volante e banco do motorista, além de CD Player com equalizador digital e módulo amplificador (empregado pela primeira vez em um carro brasileiro de série no ano de 1993). Este modelo comemorativo teve apenas 175 unidades produzidas, uma para cada revendedora da Ford.
A versão MARK III iniciou sua produção no Brasil em 1983, já como modelo 1984. A versão MARK III facelift (reestilizada) começou a ser fabricada em 1986 como modelo 1987. A MARK IV iniciou sua produção em 1992 como modelo 1993, sendo o ano de 1995 o último ano de fabricação do Escort no Brasil. No segundo semestre de 1996 a versão conhecida como modelo 96 e meio passou a vir da Argentina apenas com o capô redesenhado e com a grade oval inserida no mesmo, e o modelo MARK IV reestilizado (a versão facelift do MARK IV ficou conhecida no Brasil simplesmente como Escort Zetec) iniciou sua fabricação em 1996 como modelo 1997 e saiu de linha em 2003.
Os modelos MARK IV facelift (reestilizado) tinham os modernos motores Zetec 1.8 16v de 115 HP, sendo capazes de fazer de 0 a 100 em 11,1 segundos e atingir 178 km/h de velocidade máxima, e o Zetec Rocam 1.6 de 95 cv, com menor desempenho, mas capaz de fazer a incrivel média de 12 km/l na cidade e 16,25 km/l na estrada (Fonte: Ford Co.).
O último modelo do Escort foi o MARK IV reestilizado (facelift). Com o lançamento do Ford Focus no Brasil em 2000, sua produção foi encerrada em 2003.
Fonte: Wikipédia
Data: 17/10/2007
ID: 152
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