Linha do tempo
Linha do tempo
1984 - Início produção em Outubro como modelo 1985, nas versões: S (Super), com motor 1050 e 4 marchas, CS (Confort Super), SX (Sport Experimental), ambos com motor 1.3 e câmbio de 5 marchas opcional (herdados do Fiat 147)
1985 - Início Prêmio CS 1.5 (sevel),versão três volumes do Uno
1985 - Início Prêmio S 1.3 (Fiasa)
1985 - Uno é eleito o “Carro do Ano” pela revista Auto Esporte.
1985 - Fim do motor 1050
1986 - Fim do SX 1.3
1986 - Início Elba nas versões S 1.3 (Fiasa)e CS 1.5 (Sevel)
1986 - Todas as versões com câmbio 5 marchas de série
1987 - 1.5R álcool (86 cv)
1987 - Prêmio nas versões S 1.3 (Fiasa), CS 1.5 (Sevel) e CSL 1.6(Sevel)
1988 - Início da Fiorino 1.5(Fiasa), Furgão e Pick-UP(82 cv)
1988 - Prêmio em versão 4 portas (CSL 1.6)
1989 - 1.5R (Sevel) gasolina
1989 - Uno CSL 1.6 (Sevel)4 portas
1989 - Elba CSL 1.6 (Sevel)4 portas
1989 - Prêmio CSL com motor 1.6 (Sevel), Painel de Instrumentos e volante diferenciados do restante da linha
1989 - Uno CS com nova frente (opcional).
1990 - Início do Uno Mille (48 cv), com motor de 996cm3 (Fiasa), carburador de corpo simples, sem retrovisor do lado direito, servofreio e encostos de cabeça e 4 marchas (todos Opcionais)
1990 - 1.6R (Sevel) álcool e gasolina (88 e 84 cv)
1991 - Modificação estética, nova frente antes opcional do Uno CS para toda linha, EXCETO Uno Mille
1991 - Uno Mille Brio, com carburação de corpo duplo (54 cv), 5 marchas e interior mais confortável (produzido entre junho e dezembro)
1991 - Motorização 1.5 substituindo 1.3 (Fiasa). Fim da importação dos motores Sevel 1.5 da Argentina
1991 - Uno Furgão, com a parte traseira fechada para cargas e motor 1.5 (Fiasa)
1992 - Injeção eletrônica nas versões S e CS (opcional). Eleito o “Carro do Ano” pela revista Auto Esporte.
1993 - Mille Eletronic - ignição digital substituindo o platinado e opção de quatro portas e ar condicionado. Fim da nomenclatura "Uno" na versão.
1993 - Uno 1.6R MPI
1993 - Fim do Uno 1.6 CSL
1993 - Fiorino 1000 (Pick-up/Furgão), com o mesmo acabamento e mecânica do Mille Eletronic
1994 - Mille ELX, com novo painel(semelhante ao 1.6R MPI), frente "baixa" e Ignição Mapeada. O novo painel de instrumentos se estende ao Uno CS, Elba CS,CSL e Top e Prêmio CS.
1994 - Uno Turbo i.e. 1.4 com 118 cv (maio) - 1801 unidades produzidas
1994 - Elba TOP, com motor 1.6 e injeção LE-Jetronic Bosch
1994 - Uno 1.6R MPI e algumas versões de Uno, Prêmio e Elba com novo câmbio (Trambulador em cima)
1994 - Uno S, CS e Furgão com Injeção Eletrônica de série Magnetti Marelli (G7)(Alcool e Gasolina)
1994 - Fiorino 1.5 i.e. (Furgão e Pick-Up)
1994 - 1.6 MPI
1994 - Fim da produção local do Prêmio (setembro)
1995 - Pick-up Trekking 1.5 i.e. (Magnetti Marelli G7)
1995 - Fim da Fiorino 1000
1995 - Fim da Injeção eletrônica Magnetti Marelli (G7)Alcool
1995 - Mille EP 1.0 com injeção eletrônica Magnetti Marelli (G7)e novo câmbio(julho)
1995 - Mille Eletronic passa a se chamar Mille i.e., e ganha nova frente "baixa"
1995 - Elba 1.6 i.e. com injeção monoponto LE-Jetronic Bosch
1995 - Prêmio passa a se chamar Duna e é importado da Argentina, exclusivamente com motor 1.6
1996 - Fim dos Uno 1.5, 1.6 e Turbo (EXCETO FURGÃO) (abril)
1996 - Fim da produção da Elba
1996 - Fim da importação da Argentina do Prêmio (DUNA)
1997 - Mille SX
1997 - Mille SX Young, com acabamento diferenciado (painel cinza com mostradores brancos, para-choques cinza e adesivos laterais)
1997 - Fiorino e Uno Furgão 1.5 MPI (Fiasa)
1998 - Mille EX sem uma luz de ré
2000 - Mille Smart, painel cinza com mostradores brancos, nova grade (inspirada na linha Brava/Marea)
2001 - Mille com motor Fire (55 cv) substituindo o antigo motor Fiasa, retrovisores e coluna de direção do Palio
2001 - Mille com motor FIASA 1.0 MPI alcool
2001 - Uno Furgão e Fiorino mantem o motor 1.5 MPI Gasolina
2002 - Fim da Fiorino Pick-Up, substituído pela Pick-Up Strada (linha Palio)
2003 - Fim do Mille 1.0 Alcool (Abril)
2004 - Reestilização na frente (novos faróis e grades) e na traseira (novos faróis e placa incorporada ao parachoque) - a maior já sofrida pelo modelo, já como modelo 2005. (fevereiro)
2004 - Fiorino muda a frente, mas mantém traseira inalterada (Abril)
2004 - Uno Furgão e Fiorino recebem motor 1.3 Fire gasolina, encerrando a produção do motor 1.5 Fiasa (Abril)
2005 - Motor Fire 1.0 Flex, 65 cv gasolina ou 66 cv álcool, e leve reestilização na grade dianteira e nos para-choques (março)
2005 - Uno Furgão e Fiorino recebem Motor Fire Flex 1.3
2006 - Kit Way, suspensão elevada em 44 milímetros, molduras nos pára-lamas, revestimento em preto das colunas centrais e vão das rodas pintados de preto (março)
2007 - Mudanças no interior tais como: bancos dianteiros com nova espuma, nova alavanca de câmbio com inibidor de ré e coifa em couro, espelho de cortesia lado passageiro, alça de segurança dianteira lado passageiro, nova luz de cortesia (com interruptor na porta do lado do motorista) e recobrimento total do porta-malas, lançado em Maio como modelo 2008
Fonte: Wikipedia
Data: 16/10/2007
ID: 46
Notícias sobre o mundo dos Automóveis
Artigos mais recentes e novos
Silêncio e autonomia são fortes do ML 350 diesel
Entre utilitários esportivos de marcas premium, já virou lugar-comum afirmar que determinado modelo une a valentia de um SUV ao conforto de um sedã de luxo. O jipão ML 350 CDI que acabamos de avaliar leva às últimas consequências essa máxima e vai além, pois é movido a diesel, para a...
Ford Focus 2009 é o carro que emite menos poluentes no Brasil
O Ford Focus foi considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o automóvel com menor índice de emissão de poluentes com a nota 9,4. Importante salientar que entre os 250 automóveis analisados, apenas seis tiveram nota superior a 9, aí se incluindo, também, o Ford Edge 3.5 cc, a gasolina com a...
Especificações do Vera Cruz 2009
MOTOR
3,8 litros; 6 cilindros em V; DOCH; 24 válvulas; 270 CV @6.000 rpm; torque 355 Nm @ 4.500 rpm; bloco e cabeçotes em Alumínio; injeção MPFI; a gasolina; VIS (coletor de admissão variável) e CVVT
NÚMERO DE OCUPANTES
5 ou 7 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 6 velocidades (com lock up); H-matic (opção de acionamento manual...
Vera Cruz
Envolva-se em perfeição. Ornamentos de dois tons de alta qualidade, detalhes em aço escovado, tecidos finos e couro fazem com que o Veracruz cumpra suas expectativas. O visual do Vercruz impressiona, mas, ao entrar nele você descobrirá que ainda há muito além daaparência.nO Veracruz foi desenhado desde o início com performace...
Tucson GL 2WD Aut. 2009
MOTOR
2,0 litros, 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, 142CV @ 6.000 rpm, torque 184.2 Nm @ 4.500 rpm, cabeçote de aluminio,injeção MPFi, gasolina, comando de valvulas variável.
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades (com lock up), H-Matic (opção de acionamento manual).
TRAÇÃO
Dianteira - 4x2
SUSPENSÃO
Dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link com molas...
Especificações do Tucson GLS 4WD 2.7 Aut. 2009 (Completo)
MOTOR
2,7 litros, 6 cilindros em V, DOHC, 24 válvulas, 180 CV ( LINHA 2006 ) @ 6.000 rpm, torque 241 Nm @ 4.000 rpm, em Aluminio, injeção MPFI, a gasolina, coletor de admissão variável, escapamento com dupla
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencial)
TRAÇÃO
Sistema 4WD...