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O Tempra 16v/Tempra Turbo
Chegava em 1993 para revolucionar o mercado brasileiro. Foi o primeiro carro a ter 4 válvulas por cilindro no Brasil (ou 16v, onde o v minúsculo que indica a quantidade válvulas de um motor, já o V maiúsculo é usado para indicar que se trata de um motor com geometria em V.). O mesmo motor de 2.0 litros, atingia 127 cv (28 cv a mais que a versão 8 válvulas) chegava aos 181 km/h, e fazia 0 a 100 em 11,9 s.
No entanto, embora aumentasse seu torque para 18,4 kgfm (ganho de 2 kgfm),(ainda pouco para o peso do carro) o torque máximo surgia só a elevadas 4.750 rpm, representando melhora bastante discreta onde o carro mais precisava, as baixas rotações.
O Fiat Tempra Turbo, foi o primeiro três volumes, a receber turbocompressor, e que gerava 165 cv, que ultrapassaria pouco mais de 200 km/h.
O motor tinha oito válvulas, que a Fiat considerava suficiente para o desempenho almejado, recebia turbocompressor Garrett com pressão de superalimentação de 0,75 kg/cm2 e intercooler, por coincidência ou não, tinha quase a mesma potência do Omega CD3.0 (165cv),o CD4.1(168cv).
Em desempenho, sua velocidade máxima real era de 212,2 km/h, segundo a FIAT, contra 226,9 km/h do seu principal concorrente o Chevrolet Omega, e desenvolvia 26,5 kgfm de torque máximo a apenas 3000 rpm. E acelelação 0-100 km/h em apenas 9,2 segundos. Como opcionais, ar condicionado digital programável, bancos em couro, elétricos com regulagem de altura e apoio lombar, freios com ABS, check control, etc.
Segundo relatos de proprietários dos modelos Turbo o carro não era nacionalmente imbatível, perdia feio para modelos mais potentes como o rival Omega e até de modelos importados mais leves.
As versões Turbo e Stile vinha com rodas aro 14 cujo formato remetia ao rotor de uma turbina, já a versão Turbo Stile, vinha com rodas 15 do mesmo modelo do HLX.
Fonte: Wikipédia
Data: 17/10/2007
ID: 137
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