O Fiat Marea
O Fiat Marea é um automóvel fabricado pela Fiat. Foi lançado no Brasil em 1998 já como modelo 1999, sendo que as primeiras unidades eram importadas da Itália. Na Europa, esse sedan médio foi comercializado entre 1998 e 2002. Inicialmente foi vendido no Brasil com motor Fivetech de 5 cilindros e 20 válvulas, com 127 ou 142 cv, dependendo da versão (155 CV na europa), contando ainda com a motorização turbo de 182cv (emprestada do FIAT Coupé Turbo italiano, originalmente com 220 CV). A partir do modelo 2001, a montadora italiana inseriu um novo propulsor de 2.4 litros e 160 cv do Lancia Thesis Italiano, privilegiando torque em baixas rotação, graças a um novo sistema de admissão variável e também à tecnologia do acelerador eletrônico. É de se lembrar também que, no Brasil, a partir do modelo 2002, o FIAT Marea recebeu uma atualização estética com mundanças na grade frontal e principalmente na traseira, que recebeu um novo desenho e as lanternas do Lancia Lybra. No segundo semestre de 2005, a Fiat lançou um novo pacote de mudanças, entre as quais podem ser citadas a alteração na grade frontal, faróis com máscara cromada, lanternas traseiras com detalhe fumê e novo posicionamento dos logotipos do veículo, além da introdução da motorização 1.6 16v, vinda da Argentina e herdada da linha Palio. Também foi inserido como inovação o sistema Connect, que permite ao motorista falar ao telefone celular enquanto dirige, utilizando o sistema de som do próprio veículo e um celular com tecnologia Bluetooth.
O Fiat Marea geralmente é bem avaliado por seus proprietários em razão de sua performance e conforto,mas não se pode dizer o mesmo na hora da revenda,em que o preço do carro e bem baixo. O sistema de coletor de admissão variável, comando de válvulas variável, injeção sequencial, air bags progressivos, fase do eixo contra-rotante, sistema de arrefecimento de alta pressão, eletroventiladores sequenciais e outros detalhes, apesar de disponíveis desde 1998 no Fiat Marea, ainda são novidades para grande parte da frota de veículos nacionais, que fazem do Fiat Marea um veículo diferenciado e requintado tecnologicamente.
Por outro lado, são comuns as críticas negativas por parte de revendedores e de alguns mecânicos. Sendo um veículo que exige manutenção específica e bastante cara, através de profissionais com conhecimento técnico e ferramentas adequadas, o Fiat Marea tem sofrido pechas pela pouca informação dos consumidores, aliada à falta de atualização de grande parte das oficinas brasileiras.
Outra fonte de problemas já relatada nos motores de 5 cilindros do Fiat Marea refere-se às trocas de óleo feitas equivocadamente, considerando o prazo ou o tipo de lubrificante, fruto da orientação dada pelo próprio manual do proprietário. Tal equívoco conduziu a trocas de óleo prolongadas, levando ao aparecimento de oxidação térmica do lubrificante (borra), obrigando algumas unidades autorizadas a executarem reparos de casquilhos e de virabrequim precocemente. A Fiat, no Brasil, a partir de 2000, modificou os procedimentos de lubrificação, revendo parte do sistema e as recomendações aos proprietários, pouco ou nada reduzindo os incidentes de borra nos modelos que se seguiram.
No que se refere aos preços de manutenção, o Fiat Marea não equipara-se aos demais veículos de sua categoria, sendo primordial apenas utilizar serviços de manutenção de empresas preparadas para lidar com a tecnologia do veículo, o que é bastante oneroso.
O Fiat Marea foi durante algum tempo o carro de interceptação da Polícia Italiana (Carabiniere - Versão 2.0 20V) sendo recentemente substituído pelo Alfa Romeo 159 (carro que compartilha plataforma e parte da mecânica com o Fiat Marea) e ainda é parte da frota oficial do Governo Brasileiro (Ministros, Senadores, Deputados) e carro de interceptação da Polícia Rodoviária Federal.
Atualmente, o Fiat Marea é produzido apenas com o motor 1.6 16v "High Torque",(de desempenho bem modesto e fraco com carga maxima ou em aclives acentuados) (SX), nas versões sedã e weekend.
Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1999.
Fonte: Wikipédia
Data: 17/10/2007
ID: 104
Notícias sobre o mundo dos Automóveis
Artigos mais recentes e novos
Silêncio e autonomia são fortes do ML 350 diesel
Entre utilitários esportivos de marcas premium, já virou lugar-comum afirmar que determinado modelo une a valentia de um SUV ao conforto de um sedã de luxo. O jipão ML 350 CDI que acabamos de avaliar leva às últimas consequências essa máxima e vai além, pois é movido a diesel, para a...
Ford Focus 2009 é o carro que emite menos poluentes no Brasil
O Ford Focus foi considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o automóvel com menor índice de emissão de poluentes com a nota 9,4. Importante salientar que entre os 250 automóveis analisados, apenas seis tiveram nota superior a 9, aí se incluindo, também, o Ford Edge 3.5 cc, a gasolina com a...
Especificações do Vera Cruz 2009
MOTOR
3,8 litros; 6 cilindros em V; DOCH; 24 válvulas; 270 CV @6.000 rpm; torque 355 Nm @ 4.500 rpm; bloco e cabeçotes em Alumínio; injeção MPFI; a gasolina; VIS (coletor de admissão variável) e CVVT
NÚMERO DE OCUPANTES
5 ou 7 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 6 velocidades (com lock up); H-matic (opção de acionamento manual...
Vera Cruz
Envolva-se em perfeição. Ornamentos de dois tons de alta qualidade, detalhes em aço escovado, tecidos finos e couro fazem com que o Veracruz cumpra suas expectativas. O visual do Vercruz impressiona, mas, ao entrar nele você descobrirá que ainda há muito além daaparência.nO Veracruz foi desenhado desde o início com performace...
Tucson GL 2WD Aut. 2009
MOTOR
2,0 litros, 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, 142CV @ 6.000 rpm, torque 184.2 Nm @ 4.500 rpm, cabeçote de aluminio,injeção MPFi, gasolina, comando de valvulas variável.
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades (com lock up), H-Matic (opção de acionamento manual).
TRAÇÃO
Dianteira - 4x2
SUSPENSÃO
Dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link com molas...
Especificações do Tucson GLS 4WD 2.7 Aut. 2009 (Completo)
MOTOR
2,7 litros, 6 cilindros em V, DOHC, 24 válvulas, 180 CV ( LINHA 2006 ) @ 6.000 rpm, torque 241 Nm @ 4.000 rpm, em Aluminio, injeção MPFI, a gasolina, coletor de admissão variável, escapamento com dupla
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencial)
TRAÇÃO
Sistema 4WD...