Dicas
Segurança é o item mais importante
Carros »
Dicas »
Segurança é o item mais importante
Segurança é o item mais importante
Existem muitos mitos sobre blindagem de automóveis. Além de colocar vidas em risco, atentam contra a inteligência do consumidor”, afirma Franco Giaffone, presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Ele alerta que acabamento e preço não devem ser os únicos itens a ser analisados na hora de escolher onde realizar a blindagem do veículo. "É preciso verificar se a blindagem garante a proteção necessária”, afirma.
O presidente da Abrablin lembra que existem inúmeras diferenças nos projetos de blindagem de cada blindadora. “Duvide daqueles que dizem que todas as blindagens são iguais e que a diferença está apenas no preço. Este, aliás, é decorrente dos materiais utilizados e dos serviços executados.Um dos mitos diz respeito ao peso da blindagem. Não é novidade que o peso acrescido ao veículo com a blindagem pode prejudicar o desempenho.
Por isso, muitas empresas buscam a redução do peso dos produtos utilizados. Para fechar negócios, algumas empresas dizem que a cabine de um sedan fica protegida contra disparos de pistolas 9mm ou revólveres Magnum 44 com acréscimo de apenas 100 quilos. Na verdade, apenas os vidros blindados de um Omega, por exemplo, pesam 164 quilos (nível III-A).
Em contrapartida, não se pode vincular o nível de proteção à espessura dos materiais (vidro, aço, manta). As normas internacionais especificam contra quais projéteis um determinado nível de blindagem deve resistir e não a espessura dos materiais. Se assim fosse, não haveria progresso tecnológico.A utilização de mantas de aramida no lugar do aço reduz o peso da blindagem. Mas não se pode dizer que quem usa o aço não detém tecnologia moderna.
A Mercedes Benz blinda seus próprios carros na Alemanha (com a marca Gard) com aço. O Audi A6 Security, também blindado na Alemanha, utiliza os mesmos materiais do Mercedes E 430 Gard.Ainda com relação às mantas de aramida, sequer pode ser dito que seu uso dispensa a utilização do aço. As mantas não têm resistência mecânica nas bordas. Por isso, é necessária a utilização do aço nas portas.
Fonte: Orkut
Data: 31/07/2008
Artigos mais recentes e novos
Silêncio e autonomia são fortes do ML 350 diesel
Entre utilitários esportivos de marcas premium, já virou lugar-comum afirmar que determinado modelo une a valentia de um SUV ao conforto de um sedã de luxo. O jipão ML 350 CDI que acabamos de avaliar leva às últimas consequências essa máxima e vai além, pois é movido a diesel, para a...
Ford Focus 2009 é o carro que emite menos poluentes no Brasil
O Ford Focus foi considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o automóvel com menor índice de emissão de poluentes com a nota 9,4. Importante salientar que entre os 250 automóveis analisados, apenas seis tiveram nota superior a 9, aí se incluindo, também, o Ford Edge 3.5 cc, a gasolina com a...
Especificações do Vera Cruz 2009
MOTOR
3,8 litros; 6 cilindros em V; DOCH; 24 válvulas; 270 CV @6.000 rpm; torque 355 Nm @ 4.500 rpm; bloco e cabeçotes em Alumínio; injeção MPFI; a gasolina; VIS (coletor de admissão variável) e CVVT
NÚMERO DE OCUPANTES
5 ou 7 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 6 velocidades (com lock up); H-matic (opção de acionamento manual...
Vera Cruz
Envolva-se em perfeição. Ornamentos de dois tons de alta qualidade, detalhes em aço escovado, tecidos finos e couro fazem com que o Veracruz cumpra suas expectativas. O visual do Vercruz impressiona, mas, ao entrar nele você descobrirá que ainda há muito além daaparência.nO Veracruz foi desenhado desde o início com performace...
Tucson GL 2WD Aut. 2009
MOTOR
2,0 litros, 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, 142CV @ 6.000 rpm, torque 184.2 Nm @ 4.500 rpm, cabeçote de aluminio,injeção MPFi, gasolina, comando de valvulas variável.
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades (com lock up), H-Matic (opção de acionamento manual).
TRAÇÃO
Dianteira - 4x2
SUSPENSÃO
Dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link com molas...
Especificações do Tucson GLS 4WD 2.7 Aut. 2009 (Completo)
MOTOR
2,7 litros, 6 cilindros em V, DOHC, 24 válvulas, 180 CV ( LINHA 2006 ) @ 6.000 rpm, torque 241 Nm @ 4.000 rpm, em Aluminio, injeção MPFI, a gasolina, coletor de admissão variável, escapamento com dupla
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencial)
TRAÇÃO
Sistema 4WD...