Dicas
Gasolina Petrobras Podium de A a Z
Carros »
Dicas »
Gasolina Petrobras Podium de A a Z
Gasolina Petrobras Podium de A a Z
1) O que é a gasolina Petrobras Podium?
- É um novo conceito de gasolina que tem a aprovação da Equipe Williams F1. Ela foi desenvolvida utilizando-se a mesma tecnologia empregada pela Petrobras na concepção da gasolina de Fórmula 1.
Legalmente, para efeitos de classificação na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), é uma gasolina tipo Premium, com características diferenciadas: possui octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.
2) Quais são as características principais da gasolina Petrobras Podium?
- A gasolina Podium tem uma octanagem de 95 unidades (IAD – Índice Antidetonante), menor teor de enxofre (30 ppm) e composição especial que evita o acúmulo de resíduos no motor.
3) Qual é a diferença entre a gasolina Podium e as gasolinas de 89 e 93 octanas, vendidas nos EUA e na Europa?
A gasolina Petrobras Podium, possui um Índice antidetonante (IAD) mínimo de 95 unidades, portanto maior que os valores de 91 e 93 de gasolinas vendidas nos EUA e na Europa, respectivamente.
A grande diferença entre as gasolinas vendidas nos EUA/Europa e no Brasil é a adição obrigatória (por força de lei federal) de 20% de álcool em toda a gasolina brasileira automotiva. Nos EUA não é obrigatória à adição de álcool.
4) Quais os benefícios do seu uso?
• Maior durabilidade do motor (menor formação de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutenções);
• Baixo nível de emissões de gases poluentes no meio ambiente (menos poluente);
• Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem).
5) Para quais veículos a gasolina Petrobras Podium é recomendada?
A gasolina Petrobras Podium atende às especificações da ANP, órgão regulador brasileiro, logo ela pode ser usada em qualquer veículo, trazendo benefícios ao motor, pelo baixo nível de depósito e menor impacto ambiental, pela baixa emissão de poluentes.
O melhor desempenho nas retomadas de velocidade, porém, só será percebido pelos veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem.
6) O uso da Podium pode danificar um motor pelo fato dele ter baixa taxa de compressão?
O uso de uma gasolina de alta octanagem, como a gasolina Petrobras Podium, não danifica nenhum motor, mesmo que ele tenha baixa taxa de compressão.
7) A gasolina Petrobras Podium pode ser usada em motores de popa?
A gasolina Petrobras Podium é uma gasolina que atende às especificações da ANP, órgão regulador, portanto pode ser usada em qualquer motor.
Ela é uma gasolina aditivada e, portanto, só não deve ser usada em casos onde o fabricante do motor contra-indicar o uso de uma gasolina aditivada.
8) Se usar a gasolina Petrobras Podium, o carro ficará mais potente?
A potência de um carro é definida pelo fabricante no projeto do motor. A gasolina Petrobras Podium poderá proporcionar um total aproveitamento da potência projetada.
9) A Petrobras Podium oferece também um melhor rendimento?
Testes realizados com a gasolina Petrobras Podium em condições padrão mostraram que o consumo de combustível não varia significativamente com o seu uso, no entanto temos recebido manifestações de clientes que indicam uma melhora no consumo com o uso desse combustível.
Como regra geral, pode-se dizer que o consumo de combustível é muito mais afetado pela maneira de dirigir e pelo trânsito do que pelas características da gasolina. Por que não experimentar e verificar se o uso da gasolina Petrobras Podium poderá trazer melhora no consumo?
10) Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?
Nos testes realizados antes do lançamento da gasolina Petrobras Podium, foi observado que não há diferença de consumo entre as diferentes gasolinas: Comum, Premium e a Podium.
A diferença de consumo que se observa entre dois motoristas pode ser de até 15% e a observada entre situações de trânsito diferentes pode chegar até a 20%. Portanto, o que menos influencia o consumo é a octanagem da gasolina, no caso de automóveis.
No caso de motos, onde a relação potência/peso é muito grande, já recebemos manifestações de consumidores, que afirmam notar diferença entre o consumo quando usam uma gasolina ou outra, sendo menor o consumo quando utilizam a Petrobras Podium.
11) A gasolina Petrobras Podium tem álcool? Qual é o teor utilizado, hoje?
Sim. Todas as gasolinas automotivas comercializadas no País, por força de lei federal (aprovada pelo congresso), recebem a adição de álcool anidro - hoje, no teor de 20%.
12) A gasolina Petrobras Podium tem chumbo?
Não. O Brasil, em 1989, foi um dos primeiros países a retirarem o chumbo de suas gasolinas automotivas. O chumbo era utilizado para aumentar a octanagem da gasolina, mas, por questões ambientais, vem sendo gradualmente eliminado.
O chumbo somente é utilizado na gasolina de aviação, sendo seu uso prejudicial aos carros equipados com catalisadores de sonda-lâmbda.
13) A gasolina Petrobras Podium é aditivada?
Sim. Como as gasolinas aditivada e Premium, a Petrobras Podium também recebe a adição de aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor). Vale lembrar que nos EUA toda gasolina é aditivada.
Cada distribuidora possui o seu aditivo, considerando segredo comercial e revelado só para a ANP.
14) Deve ser adicionado algum aditivo extra na Podium para a limpeza dos bicos injetores?
A gasolina Petrobras Podium contém os aditivos necessários para manter o motor limpo, não sendo, portanto necessário o uso de nenhum produto a mais. As gasolinas BR-SUPRA (Aditivada) e BR Premium também não necessitam de nenhum aditivo extra para manter o motor limpo. Pela sua formulação de componentes e aditivos, a gasolina Petrobras Podium tem a capacidade de manter o motor limpo de modo mais eficaz do que qualquer gasolina disponível no mercado.
15) Qual é o beneficio que se obtém mantendo o motor limpo?
Quando o motor é mantido limpo, a sua vida útil é maior e ele é menos poluente.
Desde 1995, toda gasolina comercializada nos EUA deve ser aditivada. Essa decisão teve como base o fato de que um motor limpo é menos poluente.
16) É possível se misturar a gasolina Petrobras Podium com outras gasolinas?
Sim, porém os benefícios obtidos serão menores proporcionalmente à quantidade de outras gasolinas misturadas (o desempenho, por exemplo, não será o mesmo quando se mistura a gasolina Podium com outras gasolinas).
De uma forma geral, não se recomenda o uso intermitente de gasolina comum (sem aditivo) com gasolinas aditivadas.
A Petrobras Podium é uma gasolina aditivada. Toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante e ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, irá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores. Por esta razão, deve-se tomar os seguintes cuidados:
- não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento;
- comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.
Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de se utilizar a Petrobras Podium.
17) Qual é a diferença entre a Podium e a Premium?
A gasolina Podium tem octanagem mais alta que a gasolina Premium e menor teor de enxofre.
A gasolina Premium está sendo substituída pela Podium nos Postos BR.
19) A gasolina Petrobras Podium é vendida em outros países?
Sim. A gasolina Petrobras Podium, desde junho de 2004 também é comercializada na Argentina.
Diferentemente do Brasil, onde a octanagem, é expressa em relação ao Índice Anti-Detonante (IAD), na Argentina, utiliza-se o método RON, e por isso, a Podium neste mercado é comercializada como " a primeira nafta 100".
Obs.:
Método MON (Motor Octane Number) - avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação.
Método RON (Research Octane Number) - avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.
Método IAD - Média dos anteriores. A PODIUM brasileira pelo Método Pesquisa (RON) possui octanagem maior do que 100 unidades, sendo que as bateladas produzidas até hoje têm apresentado valores por volta de 105 unidades. Quanto ao Método Motor (MON), a octanagem da Podium no Brasil é de aproximadamente 90 unidades.
20) Nos postos que comercializam a gasolina Petrobras Podium existe disponível também a gasolina Premium?
Não, pois a Petrobras Podium é uma gasolina que atende à especificação Premium e tem características diferenciadas.
21) Como garantir que a gasolina Podium não será adulterada?
A Petrobras, preocupada em garantir a qualidade dos combustíveis para o consumidor, criou o programa "De Olho no Combustível". Este programa consiste no uso de laboratórios móveis que visitam os Postos Petrobras e realizam análises nos combustíveis comercializados para verificar a qualidade dos mesmos. Além disso, o laboratório verifica as condições de limpeza e armazenagem de produtos. Caso o posto esteja de acordo em todos os itens verificados, ele recebe um certificado atestando a qualidade dos produtos.
22) Quais são as restrições para uso da gasolina Petrobras Podium?
Automóveis, motos, moto-serras, ciclomotores, cortadores de grama e motores de popa: sem restrições quanto ao uso da Podium
Aviões, aviação experimentais e ultraleves: não podem usar a gasolina Podium.
23) É possível se usar a Petrobras Podium em ultraleves que possuem motor 2T?
O principal fabricante de motores para ultraleves, ROTAX, não recomenda o uso de uma gasolina com teor de álcool maior do que 10% em volume, logo a gasolina Petrobras Podium não se enquadra nas recomendações da ROTAX, pois é obrigada a ter em sua composição acima de 10% de volume de álcool (lei federal aprovada no congresso). Portanto, qualquer gasolina automotiva brasileira não é recomendada para ser usada em motores ROTAX.
A gasolina de aviação (AVGAS) não contém álcool, portanto ela pode ser usada nos motores ROTAX.
24) A gasolina Petrobras Podium é equivalente à gasolina Gold da Esso ou à V-Power da Shell?
Não existe nenhuma gasolina equivalente à Petrobras Podium no mercado brasileiro, ela é a única.
25) A gasolina Petrobras Podium pode ser utilizada em motos com motores 2 Tempos?
Ocorre que motores 2 Tempos possuem excesso de depósitos e o uso de uma gasolina aditivada, como a Podium, poderá remover esses depósitos, causando algum tipo de problema.
Recomendamos que seja verificado o Manual do veículo e, caso não haja nenhuma restrição ao uso de gasolina aditivada, ela poderá ser usada normalmente.
26) Vale a pena trocar de combustível, ou seja, usar a gasolina Podium no lugar da comum?
A gasolina Petrobras Podium apresenta alguns benefícios que são facilmente percebidos em uns veículos e outros que não são facilmente percebidos, embora existam. Eles são:
- Maior durabilidade do motor (menor formação de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutenções);
- Baixo nível de emissões de gases poluentes no meio ambiente (menos poluente);
- Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem).
Dependendo do grau de importância dado aos benefícios, a gasolina Petrobras Podium pode ser uma excelente opção a ser usada em qualquer veículo.
No tocante à substituição da gasolina Comum pela Petrobras Podium, cabe ressaltar que a Podium é uma gasolina aditivada e que toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante. Ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, que não é aditivada, poderá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores. Por esta razão, deve-se tomar os seguintes cuidados:
- não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento;
- comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.
Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de se utilizar a Petrobras Podium.
Fonte: Portal BR - Petrobrás
Data: 22/11/2007