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Chevrolet Omega

Tração traseira e suspensão independente


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Tração traseira e suspensão independente

A tração era um caso a parte. Mesmo sendo traseira, a GM optou por uma suspensão moderna, independente de braços semi-arrastados, ao contrário dos eixos rígidos comuns à maioria dos modelos dessa configuração, inclusive do Opala. Essa estrutura garantia conforto de rodagem e muita segurança para os menos habilidosos. Na frente o tradicional conceito McPherson. E as rodas da frente ficavam livres para ir de batente a batente com muita desenvoltura. As manobras eram feitas com tamanha facilidade que para o motorista era difícil acreditar que estava ao volante de um carro tão grande.

Em abril de 1993 chegava a irmã Suprema. Baseada no sedã, tinha personalidade própria e características jamais encontradas em outros modelos da categoria. Podia levar 540 litros de bagagem tranqüilamente. A tração também era traseira e a suspensão contava com um sistema de nivelamento pneumático constante que deixava a traseira da perua sempre na altura correta, não importando a quantidade de carga no seu porta-malas.

Ainda neste ano outra surpresa. A GM resolveu equipar o Omega com uma motorização a álcool. Decisão acertada para o momento, o Chevrolet passou a ser o carro de 4 cilindros naturalmente aspirado, 8 válvulas e 2,0 litros mais potente do mundo! Eram 130 cv para impulsionar o modelo a contento. Mas não durou muito tempo em uma época em que o brasileiro tinha desconfianças com relação ao combustível (aumento de preços e falta do produto).

No ano seguinte, 1994, o Omega ganhava uma versão mais despojada. Tratava-se da GL, que era baseada na mesma mecânica do GLS. Perdia vários equipamentos de conforto e qualidade de materiais. Surgiu também uma versão especial denominada Diamond. Tinha acabamento GLS, mas com o motor de 3,0 litros. Neste mesmo ano o Omega sofria uma reestilização completa na Europa.



Fonte: Wikipedia
Data: 17/10/2007
ID: 124

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