BMW M3 Sedan, a esportividade em quatro portas
Em 29 de agosto deste ano, o WebMotors trouxe um flagrante exclusivo do novíssimo BMW M3 Sedan, a versão quatro portas do carro mais esportivo da Série 3, campeã de vendas da marca da Baviera.
Depois de 13 anos, o M3 Sedan, que surgiu em 1994 e não é mais oferecido, reestréia no mercado em grande estilo. Além de voltar a oferecer a opção de quatro portas, a BMW pela primeira vez equipa seu esportivo de entrada com motor V8, tanto na versão sedã quanto na cupê. Aliás, que belo V8: 4 litros com 420 cv e mais de 40 kgm de torque a 3.900 rpm, contra um motor de seis cilindros em linha e 3 litros, com 296 cv, do sedã 1995.
Com a carroceria de quatro portas, o M3 fica apenas 0,1 s mais lento que o cupê, atingindo os 100 km/h em meros 4,7 s. A máxima, como sempre, é limitada a 250 km/h. A transmissão do novo carro se dá por meio de uma caixa manual robotizada de seis marchas, com diferencial variável, para o máximo de tração nas arrancadas.
Por conta do programa EfficientDynamics, que equipa todos os novos modelos da marca, como o BMW Série 1 Conversível, o M3 Sedan procura tirar o melhor proveito da energia gerada pelo motor, da maneira mais racional possível. Um dos dispositvos deste sistema, o Brake Energy Regeneration, reaproveita a energia normalmente seria desperdiçada pela frenagem, em forma de calor, e a utiliza para recarregar baterias.
Outra das formas de tornar o carro mais econômico foi a redução de peso. Assim, o M3 Sedan não traz teto em fibra de carbono, como a versão cupê, mas o motor de ambos pesa meros 202 kg, muito pouco, considerando seu tamanho. Isso é 15 kg menos do que o motor de seis cilindros em linha do modelo anterior do esportivo.
Além de mais forte, o novo M3 é extremamente voltado àqueles que, mais do que um esportivo, querem a real sensação de um carro de corrida, com ajustes especiais para cada tipo de pista. Tanto que ele oferece controle eletrônico de dureza de suspensão (Normal, Confortável e Esportiva), três ajustes do controle de tração e três mapas de gerenciamento do motor. Como todos estes ajustes podem ser memorizados, o carro pode se transformar, ao toque de um botão, de um sedã familiar, ainda que com toda a identidade visual da família M, a um esportivo no real sentido da palavra.
Ainda não foram divulgados valores nem datas de vendas deste novo supercarro, nem lá fora nem no Brasil, mas 2008 deve ser o ano da chegada do M3 Sedan. Eis aí uma opção interessante para quem precisa ter um carro confortável e voltado para a família, mas ainda capaz de proporcionar a satisfação de ter um veículo que faça o que seu motorista quiser.
Fonte: Gustavo Henrique Ruffo - Webmotors
Data: 16/10/2007
ID: 25
Notícias sobre o mundo dos Automóveis
Artigos mais recentes e novos
Silêncio e autonomia são fortes do ML 350 diesel
Entre utilitários esportivos de marcas premium, já virou lugar-comum afirmar que determinado modelo une a valentia de um SUV ao conforto de um sedã de luxo. O jipão ML 350 CDI que acabamos de avaliar leva às últimas consequências essa máxima e vai além, pois é movido a diesel, para a...
Ford Focus 2009 é o carro que emite menos poluentes no Brasil
O Ford Focus foi considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, o automóvel com menor índice de emissão de poluentes com a nota 9,4. Importante salientar que entre os 250 automóveis analisados, apenas seis tiveram nota superior a 9, aí se incluindo, também, o Ford Edge 3.5 cc, a gasolina com a...
Especificações do Vera Cruz 2009
MOTOR
3,8 litros; 6 cilindros em V; DOCH; 24 válvulas; 270 CV @6.000 rpm; torque 355 Nm @ 4.500 rpm; bloco e cabeçotes em Alumínio; injeção MPFI; a gasolina; VIS (coletor de admissão variável) e CVVT
NÚMERO DE OCUPANTES
5 ou 7 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 6 velocidades (com lock up); H-matic (opção de acionamento manual...
Vera Cruz
Envolva-se em perfeição. Ornamentos de dois tons de alta qualidade, detalhes em aço escovado, tecidos finos e couro fazem com que o Veracruz cumpra suas expectativas. O visual do Vercruz impressiona, mas, ao entrar nele você descobrirá que ainda há muito além daaparência.nO Veracruz foi desenhado desde o início com performace...
Tucson GL 2WD Aut. 2009
MOTOR
2,0 litros, 4 cilindros, DOHC, 16 válvulas, 142CV @ 6.000 rpm, torque 184.2 Nm @ 4.500 rpm, cabeçote de aluminio,injeção MPFi, gasolina, comando de valvulas variável.
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades (com lock up), H-Matic (opção de acionamento manual).
TRAÇÃO
Dianteira - 4x2
SUSPENSÃO
Dianteira independente tipo MacPherson e traseira independente dual-link com molas...
Especificações do Tucson GLS 4WD 2.7 Aut. 2009 (Completo)
MOTOR
2,7 litros, 6 cilindros em V, DOHC, 24 válvulas, 180 CV ( LINHA 2006 ) @ 6.000 rpm, torque 241 Nm @ 4.000 rpm, em Aluminio, injeção MPFI, a gasolina, coletor de admissão variável, escapamento com dupla
NÚMERO DE OCUPANTES
5 pessoas.
TRANSMISSÃO
Automática de 4 velocidades e H-Matic (permitindo acionamento manual e seqüencial)
TRAÇÃO
Sistema 4WD...