Apoio de Hitler
Nesta época Hitler havia tomado o poder na Alemanha e estava comprometido com a modernização do país e a recuperação da economia, principalmente do emprego. Entusiasta por carros desde a juventude, Hitler era familiar com a idéia do carro do povo desde os tempos da prisão, onde leu sobre Henry Ford. Para ele a idéia de um "carro do povo" feito por trabalhadores alemães e viajando por todo o país era a exata realização desta plataforma política.
Decidido a financiar uma empresa estatal para produzir os automóveis que trafegariam por suas recém-inauguradas Autobahns, Hitler deu sinal verde para o projeto. Três opções de engenheiros lhes foram oferecidas: Joseph Ganz, Edmund Rumpler e Ferdinand Porsche. Os primeiros dois eram judeus, e obviamente não agradaram Hitler. Já Porsche era famoso pelo seu trabalho na Daimler, carros que Hitler gostava, e talvez mais importante, era amigo de Jacob Werlin, amigo e assessor para assuntos automotivos do ditador.
Em meados de 1933 Werlin, que conhecia Porsche dos tempos da Daimler-Benz, intermediou o encontro de Porsche com o ditador. Neste encontro, Hitler mostrou-se bem informado sobre os projetos de Porsche na NSU e com opinião formada sobre o "carro do povo". O ditador tinha pronto uma lista de exigências a serem cumpridas por Porsche, caso o contrato fosse efetivamente firmado:
O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma família alemã da época, e Hitler "não queria separar as crianças de seus pais").
Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.
O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível).
O motor que executasse estas tarefas deveria ser refrigerado à ar, (pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento), se possível à diesel e na dianteira
O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora
O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).
O ditador solicitou que Porsche condensasse suas idéias no papel, o que ele fez em 17 de janeiro de 1934. Ele encaminhou uma cópia a Hitler e publicou o seu estudo chamado "Estudo sobre o Desenho e Construção do Carro Popular Alemão". Ali Porsche discorreu sobre a situação do mercado, as necessidades do povo alemão, sua convicção na viabilidade de um motor à gasolina e traseiro (ao contrário do que Hitler queria) e, principalmente, fez um estudo comparativo com outros carros alemães frente ao seu projeto, onde concluía pela inviabilidade de vender o carro por menos de 1.500,00 RM. Hitler leu o estudo, mas manteve-se irredutível quanto à questão do preço, o que preocupou Porsche.
Após alguns discursos sobre o projeto, Hitler finalmente colocaria a Associação de Fabricantes de Automóveis Alemães (RDA, na sigla em alemão) encarregada da execução do projeto. Apesar dos temores de Porsche, Werlin o convenceu a aceitar a verba de vinte mil marcos por mês para desenvolver o projeto. Assim, em 22 de junho de 1934 o contrato foi assinado, e os equipamentos foram instalados na casa de Porsche em Stuttgart. A equipe de Porsche era liderada por Karl Rabe, e contava com o designer Erwin Komenda (responsável pelo desenho da carroceria), Franz Xaver Reimspiess (que desenvolveria o motor final e a logomarca VW), Joseph Kales, Karl Fröhlich, Josef Mickl, Josef Zahradnik, e o filho de Porsche, Ferry.
Fonte: Wikipedia
Data: 16/10/2007
ID: 67
Notícias sobre o mundo dos Automóveis
Artigos mais recentes e novos
Suspensão, Dimensões, Transmissão, Direção, Freios, Rodas, Pneus
SUSPENSÃO:
Dianteira
Independente, Mc Pherson, molas helicoidais, barra estabilizadora, e amortecedores a gás.
Traseira
Independente, Multi-link, molas helicoidais e amortecedores a gás.
DIMENSÕES:
Comprimento
4.545 mm
Largura
1.820 mm
Altura
1.650 mm
Distância entre eixos
2.700 mm
Bitola (diant./tras.)
1.573 mm / 1.569 mm
Balanço traseiro
910 mm
Balanço dianteiro
935 mm
TRANSMISSÃO:
Automática
4...
Motor
Motor
2.0L gasolina
Tipo
4 cilindros em linha
Sistema de alimentação
Injeção eletrônica seqüencial
Cilindrada
1.998 cc
Comando
DOHC, 16V CVVT (Variável)
Taxa de compressão
10,5 : 1
Potência máxima (cv @ rpm)
149 @ 6.000
Torque máximo (kgm @ rpm)
19,5 @ 4.250
...
Carens: A minivan moderna, versátil e confortável da Kia Motors
Desenvolvida tanto para o deslocamento diário, ou para o uso familiar, a minivan Kia Carens se destaca por possuir três fileiras de assentos que permitem grande flexibilidade para a acomodação confortável de até 7 pessoas.
A Carens é um veículo moderno, de estilo esportivo que apresenta todas características essenciais em uma...
Sucessor do Kia Cerato é revelado
Modelo sedã se chamará Forte e começará a ser vendido na metade de 2009 nos EUA.
A sul-coreana Kia revelou nesta quarta-feira (2/7/2008) as primeiras imagens do sedã Forte, modelo que substituirá o Spectra nos EUA, também vendido aqui no Brasil, porém com o nome Cerato.
Com traços que lembram o esportivo...
Consumo e Medições do Novo Accord LX
Medições
Consumo urbano: 8,0 km/l
Consumo rodoviário: 12,8 km/l
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11s4
Retomada de 60 a 120 km/h: 10s9
Frenagem de 100 a 0 km/h: 44,4 m
Ficha Técnica
Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada: 1 998 cm³
Potência: 156 cv a 6 000 rpm
Torque: 19,3 kgfm a 4 500 rpm
Câmbio: automático de 5...
Especificações técnicas
Design:
Totalmente reprojetado, o novo Accord apresenta linhas mais modernas e arrojadas, com desenho mais longilíneo e contornos expressivos. A grade dianteira, maior e mais angulada, confere um visual agressivo e esportivo, reforçado pelos faróis alongados e pela ampla entrada de ar frontal. O delineamento suave do teto e as feições acentuadas...