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Livina é o primeiro automóvel de passeio brasileiro da Nissan
Com preços competitivos, minivan é o primeiro automóvel de passeio brasileiro da Nissan
Recentemente, a chegada da franco-espanhola C4 Picasso reaqueceu o morno segmento das minivans. Dois meses depois do lançamento da representante da Citroën, chega a vez da Livina ser lançada oficialmente por aqui.
Apresentado na última edição do Salão do Automóvel, o modelo é o primeiro automóvel de passeio da Nissan produzido no Brasil, já que o sedã Sentra e o hatch Tiida são importados do México. Na montadora japonesa, o carro também inaugura a tecnologia flex, que também deve ser estendida posteriormente em outros modelos.
O desenho sem grandes ousadias traz elementos em comum com os demais veículos da marca. A grade dianteira e o formato dos faróis lembram o crossover Murano, enquanto que os vincos no capo buscam inspiração no Sentra. A lateral e a traseira são mais conservadoras, mas nem por isso defasadas.
Por dentro, o painel repete a discrição da parte externa. Os painéis de porta são parecidos com os do Tiida e os instrumentos sobrepostos lembram o conterrâneo ? e concorrente ? Honda Fit. A versatilidade do interior, característica típica das minivans, se mostra nos bancos rebatíveis, que ampliam os 449 litros de capacidade do porta-malas.
A Livina terá duas opções de motorização, ambas flex. A versão de entrada é equipada com um motor 1.6 16V, o mesmo adotado em alguns modelos da Renault, como o Sandero e o Logan, mas com 104 cv quando abastecido com gasolina e 108 cv com álcool. Já o 1.8 16V é praticamente o mesmo conjunto usado no Tiida e gera 125 cv com gasolina e 126 cv se movido a álcool.
Com quatro opções de motorização (1.6 16V, 1.8 16V, 1.6 16V SL e 1.8 16V SL), todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica com assistência variável, acelerador eletrônico e trio elétrico.
As básicas 1.6 16V e 1.8 16V contam com airbag para o motorista, enquanto que as versões SL possuem freios com sistema anti-travamento (ABS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) com assistência de emergência, airbag para o passageiro, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina.
Os preços da Livina partem de 46.690 reais para a 1.6 16V com câmbio manual e chegam a até 56.690 reais para a topo-de-linha 1.8 SL. Na Nissan, o pioneirismo da Livina também vem acompanhado de uma boa dose de responsabilidade, já que a minivan baterá de frente com nomes de peso, como Chevrolet Zafira, e até com concorrentes menores, como Fiat Idea e Honda Fit.
Confira os preços sugeridos pela Nissan para as versões da Livina:
Livina 1.6 16V: 46.690 reais
Livina 1.8 16V (aut.): 50.690 reais
Livina 1.6 16V SL (manual): 51.490 reais
Livina 1.8 16V SL (aut.): 56.690 reais
Fonte: Quatro Rodas
Data: 26/03/2009
ID: 373
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5 pessoas.
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TRAÇÃO
Sistema 4WD...